Topo

Histórico

Blog da Inclusão

Boas notícias para 2018!

Claudia Silva Jacobs

29/12/2017 17h23

Para começar o ano de alto astral, nada melhor do que ver o governo tomando uma atitude que facilita a vida de pessoas deficientes. Quem já tentou comprar um carro com isenções de impostos sabe que o sistema é lento, cansativo e desestimulante. Na verdade, era assim. Como um presente de Natal e de Ano Novo, a Receita Federal informatizou o sistema de pedido de isenção, que passa a ser feito via internet. O que demorava cerca de cem dias, em média, como um milagre pode ser resolvido em até 72 horas, sem a necessidade de abertura de processo nos postos da receita. Para pedir isenção de IPI e IOF para deficientes, os interessados devem acessar o site do Sistema de Concessão Eletrônica de Isenção IPI/IOF (SISEN) e clicar na opção "Requerimento", onde você vai poder preencher o formulário eletrônico.

A medida foi largamente comemorada entre quem precisa comprar um carro com isenção. Todos sabem as dificuldades em se conseguir fazer todo o procedimento presencialmente. Desgate, cansaço e muitas vezes a solução era buscar despachantes para agilizar o processo. Mas essa é apenas uma etapa. Ainda tem o pedido de isenção de ICMS e do pagamento de IPVA. Não é fácil, mas a medida já abriu um grande caminho para a agilização de todo o processo. Aí, depende de casa estado.

O mais importante disso tudo é buscar descobrir todos os seus direitos garantidos por lei, cobrar por mais transparência e estar sendo buscando informações que possam facilitar e agilizar o nosso dia-a-dia já cheio de missões, lutas e tarefas. Vamos ver se 2018 traga para todos nós esforços concentrados dos entes públicos para aumentar a participação de deficientes nas escolas públicas, projetos mais inclusivos, oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência. A cada passo vamos melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas e de suas famílias. Vamos torcer, cobrar e aplaudir o que surgir de bom. Inclusão é um direito é uma obrigação. Feliz 2018 !

 

Sobre o autor

A jornalista Claudia Silva Jacobs atua na profissão há 31 anos, tendo passado pelas redações dos jornais O Globo, Jornal dos Sports e Jornal do Brasil, entre outros. Em 1998, mudou-se para a Europa, onde trabalhou por seis anos na BBC, em Londres. Participou de diversas coberturas e ganhou o prêmio Ayrton Senna de reportagem de rádio com a série Trabalho Infantil no Brasil. O tema inclusão passou a fazer parte do seu dia-a-dia ao descobrir que o filho mais velho Francisco, hoje com 13 anos, era portador do espectro autista. De lá para cá, vem participando de debates, campanhas e escrevendo artigos variados sobre o tema. Está em fase de conclusão do portal cidadaoautista.

Sobre o blog

Um espaço para se discutir a relação com pessoas portadores de deficiências, quebrando pré-conceitos e a falta de informação. Um lugar para se falar de curiosidades, amenidades e formas de convivência que podem ser valiosas para todos.

Blog da Inclusão