Fogos sem barulho: por um Réveillon mais inclusivo!
Já passou da hora de se repensar a queima de fogos em grandes espetáculos. É linda, emocionante, inesquecível, mas barulhenta, aterrorizante para muitos, insuportável para outros. Os cachorros enlouquecem, sofrem muito. Pessoas com hipersensibilidade auditiva não podem curtir a festa. Os animais silvestres são afetados, transtornos por todos os lados. Na minha casa é um problema. Moro a duas quadras da Avenida Atlântica, em Copacabana, onde acontece a festa de Réveillon mais falada do país. Muitos vão dizer: que sorte, que maravilha. E eu digo: que tristeza. Eu simplesmente não consigo ir a festa com meus dois filhos. Francisco, o autista, não suporta o barulho. Joaquim, o não autista, também tem aversão aos estrondos. Até em casa incomoda. E pense que estamos no bairro com a maior concentração de idosos do Brasil, com uma grande quantidade de animais de estimação. Tudo seria ótimo e confortável para todos se os fogos brilhassem sem a companhia indesejada das explosões.
Muitas cidades brasileiras já seguem a tendência que se espalha no mundo e optam por fogos silenciosos. Palmas para Campos do Jordão, Bauru, Ribeirão Preto e Poços de Caldas que se sensibilizaram e adotaram os fogos sem barulho. Agora é a vez de cobrar das grandes cidades a mesma postura. Que tal Rio de Janeiro e São Paulo, duas capitais de destaque, começarem a dar exemplo?
Aliás, poderiam mesmo começar pelo Carnaval 2018. Nos desfiles do Sambódromo carioca a queima de fogos beira ao insuportável. A cada escola, cerca de dez minutos de fogos para saudar a entrada na pista da Marquês de Sapucaí. E o pior: ela acontece a poucos metros da passagem de veículos e da arquibancada gratuita. Já seria uma ótima mudança de postura buscar fogos sem barulho. Tenho certeza que a medida seria aplaudida e celebrada.
Enfim, adaptações são necessárias para melhorar a qualidade de vida de toda a população, sem esquecer ninguém. Boa festa é aquela que todo mundo curte e quer mais. Por isso, o Blog da Inclusão lança as hastags #fogossilenciosos #reveilloninclusivo #festasinclusivas e convoca todo mundo a participar dessa campanha. O mundo digital está do nosso lado. Podemos inundar as redes sociais com as hastags e dar início a uma campanha de conscientização dos organizadores de grandes eventos. Vamos nessa? Por um 2018 mais inclusivo!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.